.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FESTA DE PENTECOSTE



O significado de pentecostes





A palavra Pentecostes de origem grega significa “quinquagésimo”. Era comemorada cinqüenta dias depois da festa das primícias quando era ofertado o primeiro molho de trigo da colheita (Lv.23:11,12,15,16; Dt.16:9),, aos seis do mês de Sivan, que corresponde ao mês de junho em nosso calendário. Os judeus chamam a esta solene festividade de Shavuot que é “Festa das Semanas, visto que se observava sete semanas depois da Páscoa. Na mesma época, dava-se o amadurecimento dos figos, tâmaras, cerejas e ameixas. Segundo a Lei, todo o povo de Israel deveria trazer um molho das primícias de sua sega ao sacerdote, o qual era oferecido como oferta de movimento ao Senhor, a fim de serem aceitos diante de Deus. Por esta razão, este dia é também denominado de Festa das Primícias (Lv 23.9-14). Ofereciam-se então como primícias os frutos das colheitas, sete cordeiros daquele ano, uma vitela, e dois carneiros para holocausto; dois cordeiros para um sacrifício pacífico; e uma cabra para sacrifício de propiciação (Êx 34.22; Lv 23.15,16; Nm 28.26 e seg.; Dt 16.9,10).





O propósito do pentecostes no AT





A festa foi estabelecida com o fim de obrigar os israelitas a dirigirem-se ao tabernáculo, ou ao templo Êx 34.22); a reconhecerem o total domínio do Senhor com a espontânea oferta dos primeiros frutos (Êx 23.16); e a celebrarem o fato de ter sido dada a Lei, no monte Sinai, no qüinquagésimo dia após da saída do Egito, dando graças a Deus por esse episódio. Primeiramente a oferta era de livre vontade apresentada; mas pouco a pouco, como a lei a tornava dura, tornou-se imperativa, sendo determinadas a quantidade e a natureza das ofertas (Lv 23.15,21), segundo a riqueza de cada um.

Na verdade, tornou-se uma espécie de tributo.





O pentecostes e sua aplicação à igreja





Foi na festa de Pentecoste que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos daquela miraculosa maneira descrita em At 2.1 a 4. Em tempos mais tarde, a Festa de Pentecostes também passou a observar a entrega da Lei (Torah) a Moisés no Sinai. É interessante lembrar, que no dia em que Moisés desceu do monte com as Tábuas da Lei, três mil almas morreram devido à desobediência e adoração ao bezerro de ouro. No entanto, no dia de Pentecostes, três mil almas receberam vida, ao receber a Cristo, o Cordeiro de Deus (Jr 31.33). A Festa das Primícias apontava para Jesus e sua ressurreição, como as primícias dos que dormem (1Co 15.20). Porque seu sacrifício foi aceito diante do Pai, a colheita tem sido abundante durante todos os séculos. “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” (Jo 12.24). Durante o tempo neotestamentário, muitos judeus devotos de vários países iam a Jerusalém para observar a Festa da Páscoa e ficavam até a Festa de Pentecostes. Daí a razão, de haver em Jerusalém judeus, varões religiosos de todas as nações que estão debaixo do céu. (At 2.5b) Por isso, foi de grande importância a observância da palavra de Jesus, em que os discípulos ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49).





O propósito do pentecostes no NT





A solenidade judaica do dia de Pentecostes assumiu outro rumo com a descida do Espírito Santo, sobre o cento e vinte que se encontravam reunidos no cenáculo, transformando a mente, coração e comportamento dos apóstolos, para o desafio da pregação do Evangelho. Jerusalém se tornou naquele ano, o local determinado para a inauguração da Igreja viva de Jesus e a base de lançamento das missões transculturais, a qual se espalhou até os confins da terra.





O que é ser pentecostal





Ser pentecostal para os cristãos é praticar o verdadeiro sentido do pentecostes, onde se prega o evangelho (colhe almas) com o revestimento de poder (dons e manifestações do Espírito Santo). Não confundamos pentecostes com pentecostalismo, pois em nome do pentecostes muitos pentecostalistas estão contaminando a igreja com doutrinas e manifestações estranhas e sem nenhum respaldo bíblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário