.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
A TORRE DE BABEL
A TORRE DE BABEL
Considero que o maior erro da “comunicação” da humanidade foi o relatado no capítulo 11 de gênesis.
No verso 4, diz:
“E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.”
Intenção: BOA
Idéia: RUIM
Isso acontece constantemente com o homem que não busca a orientação do Senhor.
A humanidade passou a crescer continuamente, e em uma tentativa errônea de comunhão, sugeriram criar essa Torre de Babel, com o intuito de referencial, para que não se perdessem. Ali seria o centro de suas atenções.
Relata-se ainda que eles queriam criar uma torre que tocasse no céu. Não consigo imaginar que um homem acreditaria que conseguiria edificar algo que tocasse no céu. Prefiro crer que de alguma forma, aquela gigantesca torre ofereceria aos povos, talvez extremamente religiosos e pagãos, uma forma diferente de aproximar de seu deus, ou seus deuses. Isso explicaria a metáfora “tocar no céu”.
Deus não foi convidado a participar desse projeto. Teve ele mesmo que tomar iniciativa e ver o que estava acontecendo no meio dos homens. (Verso 5)
Ali, o Senhor antecipadamente percebeu o que seria da humanidade se continuasse a usar sua comunicação de forma equivocada, e disse Deus que aquilo era apenas o começo. Certamente seria trágico o final, sem a participação de Deus nos projetos da humanidade. (Verso 6)
Só teve uma maneira de evitar essa tragédia. Deus confundiu a linguagem do povo. Não mais haveria uma língua, mas diversas. O povo agora foi espalhado pela terra.
Gênesis 11.7,8 “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.”
Surgiram ali as nações... diversas espalhadas sobre a terra, mas alguns versículos depois, no capítulo 12, Deus revela à Abraão que separaria para si uma grande nação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário